quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Tomates Assados


Olááá pessoal!!!!!

Vamos preparar uma receitinha saudável?!!?!? Pode ser para o jantar de hoje..., que tal?
Esses tomates assados são surpreendentemente deliciosos e pode servir de acompanhamento de diversos pratos. Essa semana preparei para acompanhar e decorar uma salada, já que eles também são lindos né?!!?

Vamos lá!!

Ingredientes: 

4 tomates maduros
Azeite de Oliva
Açúcar
Ervas frescas (alecrim, manjericão e orégano)
Alho
½ pimentão vermelho
Creme de Ricota Tirolez
Pimenta do reino
Flor de Sal
Papel alumínio

Preparo:

Corte os tomates ao meio, retire as sementes e polvilhe com açúcar. Numa frigideira antiaderante aquecida, coloque um fio de azeite e disponha os tomates para caramelizar o açúcar. Quando as bordas dos tomates estiverem douradas, coloque-os num refratário de vidro. Na mesma frigideira coloque os pimentões cortados em cubinhos com um fio de azeite e dê uma leve refogada acrescentando-os aos tomates, em seguida regue-os com azeite de oliva, alho laminado, as ervas frescas. Cubra o refratário com papel alumínio (com a parte brilhosa para baixo) e leve ao forno pré-aquecido a 220٥C por 10min ou até os tomates estarem macios.

Retire do forno e remova o papel alumínio com cuidado para não se queimar com o vapor! Quando os tomates estiverem frios, retire o alho, e em cada tomate coloque uma colher de creme de ricota. Leve a geladeira e na hora de servir, finalize com ervas frescas, pimenta do reino, flor de sal e um fio de azeite (de preferência do temperado que ficou no refratário).


Prontinho...., simplesmente perfeito!!! 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Leite de Amêndoas



Olá pessoal!!!!! Tudo bem???

A receita de hoje é uma que estou amando, muito fácil e deliciosa.

Leite de amêndoas:

1 xic. de amêndoas 
1 litro de leite
2 col de sopa de agave ou mel de abelha
Uma pitada de sal marinho

Preparo:
Em um recipiente coloque as amêndoas e cubra-as com água, deixando de molho por 8 hrs, em seguida, descarte a água do molho e lave bem as amêndoas, podendo tirar ou deixá-las com a casca. Coloque as amêndoas lavadas, a água, o mel e a pitada de sal no liquidificador e bata bem. Depois de batido, coe o leite em um pano (uso o coador de café) ou em uma peneira bem fina.
Prontinho o leite de amêndoas..., fácil né!?!??!
Pode ser armazenado na geladeira por até 5 dias, o difícil vai ser durar esse tempo todo rsrsrsr.


Com o bagaço que sobrou depois do leite coado, pode ser feito uma farofa de amêndoas, que pode ser utilizada em saladas, vitaminas, e onde mais você desejar. Gosto de torrar a farofa no forno ou na frigideira..., fica uma delícia. 



Benefícios:
O leite de amêndoas contém diversos benefícios, a sua principal propriedade é o alto nível do colesterol bom, que ao ser consumido, ajuda a baixar os níveis de colesterol do sangue, sendo muito bom para quem tem o colesterol alto.
O leite de amêndoas além de ser zero lactose (ideal para os intolerantes), é rico em vitaminas B1, B2 e E, possuindo também uma quantidade significativa de sais minerais.
Possui propriedades digestivas, sendo ótimo para quem tem prisão de ventre.
E o melhor..., pode substituir o leite de vaca em diversas receitas.




Simplesmente maravilhoso!!!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Sopa de Jerimum



Olá pessoal!!!!

Sou louca por uma sopinha, apesar de muitos acharem que o clima aqui de Natal não é tão propício a esse tipo de modalidade de prato.
Muitas pessoas gostam de consumi-lo num climinha mais frio, mas como sou fã de sopas e caldos em geral, acredito que não existe época do ano para deliciar-se com um belo prato de sopa.
Vamos à receita para duas pessoas:

½ jerimum caboclo
1 cebola
1 dente de alho
Gengibre a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Carne de sol desfiada
Salsa, coentro ou cebolinha para decorar

*Costumo cozinhar a metade de um jerimum com a casca para cima em uma panela com água, por uns 10 min. +-, assim, a casca sai super fácil.

Preparo:
Retira o jerimum já cozido da panela, reservando a água do cozimento.
Em outra panela acrescenta o jerimum sem a casca, a cebola o alho, o gengibre, a água que cozinhou o jerimum, o sal, a pimenta e se necessário um pouco mais de água.
Depois que todos os ingredientes estiverem bem cozidos, bate tudo no liquidificador, ficando com a consistência de creme (huuuuummmmm delícia).

Para a carne:
Dessalga a carne de sol e em outra panela coloca para cozinha com água, quando estiver bem cozida, desfia e leva ao forno até secar e ficar crocante.

Na montagem, a carne desfiada pode ser substituída por queijo branco, ou algum outro ingrediente de sua preferência e se optar pela carne, pode misturar a ela um queijinho de coalho. Deli Deli Deli!!!!!!




quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Flor de Tabule







Olá pessoal!!!!
Colocando em prática algumas comidinhas que aprendi no curso Detox Inbox, testei a Flor de Tabule, que é simplesmente deliciosa.
A tabule é uma salada libanesa super refrescante, que sou completamente apaixonada. Ela é feita com tomate, cebola, salsa, hortelã, pepino, limão, pimenta, trigo (para quibe) e alface.
A tabule que aprendi no curso, por tratar-se de detox e a intenção é ser zero glúten e zero carb, o trigo é substituído por couve-flor, tornando-se mais leve e mais refrescante.

Vamos aos ingredientes e preparo:

½  buquê de couve-flor ralado
2 tomates cortados em cubinhos
½ cebola roxa
½ dente de alho ralado
Salsa a gosto (gosto com bastante)
½ pepino japonês cortado em cubinhos
Folhas de hortelã a gosto
Alface cortado em tirinhas
½ limão siciliano
Pimenta do reino a gosto
Azeite
Sal quanto baste (coloco na hora de servir um pouco de sal rosa do himalaia)

Rale ½ buquê de couve-flor finamente (ele deverá  ficar como uma farinha), em seguida misture todos os outros ingredientes picados, tempere com pimenta, azeite limão e sal, misture bem e sirva. Super fácil né?!?!?

Servi como acompanhamento de camarões grelhados..., ficou uma delícia.


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Detox



Olááá pessoal!!!!

Hoje vou falar de um estilo de vida super  interessante, maaaas que muita gente critica e torce o nariz sem saber do que de fato se trata. No mês de agosto participei do Kale Detox aqui em Natal, comandado pela nutricionista top Lilian Lins e pela gourmet Isabela Carvalho. Foi uma semana maravilhosa de novas experiências,  limpeza do organismo, de muita comida gostosa e de muito aprendizado, trata-se de um novo conceito de alimentação. Sou muito fã de vocês equipe Kale.     

O Detox , diferente do que muita gente pensa, não é para emagrecer, o emagrecimento é uma consequência, o detox consiste em desintoxicar o organismo (remover substâncias tóxicas) o que pelo fato de ser uma limpeza, melhora o trânsito intestinal, a pele fica mais bonita, nos sentimos mais dispostos  (me senti muuuuito disposta na semana Detox) e devido ao aumento da ingestão de líquidos, diminui significativamente a retenção deles, por serem eliminados em maior quantidade.  

Durante essa semana, eliminamos do nosso cardápio todos os alimentos que contenham glúten, lactose, sal e açúcar. Podem ter certeza que sobrevivemos sem esses ingredientes..., é tudo uma questão de hábito. 

Não..., eu não estou ficando louca e não tenho planos de me tornar vegetariana ou vegana, mas confesso que me senti muuuuito bem no Detox e no pós Detox, com algumas mudanças na alimentação.  

Nos dias 06 e 07 deste mês,  participei de um curso Detox com a chef de cozinha Andréa Henrique, dona da empresa no Rio de Janeiro, chamada Detox In Box e escritora do livro DETOX. Ela é vegetariana, especialista em raw food (comida crua) e culinária vegana. Foram dois dias de novos conhecimentos,  de muita comida, que podem acreditar..., cada uma mais deliciosa que a outra e que me apaixonei mais ainda com as mil e uma possibilidades de comidas saudáveis que nem imaginava que seriam possíveis.


Aos poucos vou mostrando para vocês, algumas receitas que aprendi nessa semana e dois dias =) 

Contato do Kale Detox: (84) 9987-9302/ (84) 9402-0108

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Flor de Sal x Sal Rosa do Himalaia




FLOR DE SAL
Quando o sal marinho é produzido nas salinas, alguns cristais se formam sobre a superfície da água. Esses cristais são ricos em micronutrientes e microminerais (sódio, cálcio, magnésio, potássio, ferro e iodo) e devem ser colhidos a mão com instrumentos próprios para que não toque no fundo da salina, não passando por nenhum processo químico. Isso é a flor de sal. 
Sua função é a de finalizar e não a de salgar alimentos, pois assim, garantirá crocância e sabor refinado ao prato,  podendo também ser utilizado na apresentação de doces, fazendo o delicado contraste do doce com o salgado.


SAL ROSA DO HIMALAIA

É considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos, fica depositado a centenas de metros de profundidade. Tem quase metade de sódio encontrado no sal comum e é muito rico em minerais (são mais de 80), tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro.
Por causa desses compostos, os cristais ganham um tom rosado e um sabor com toque metálico agradável e suave. Pode ser empregado em carnes, aves e peixes, além de saladas e legumes. Também cai muito bem na finalização e decoração de alguns pratos. Em 1g de sal Rosa do Himalaia há 230mg de sódio, enquanto que em 1g de sal comum há 400mg de sódio. 



Fonte de pesquisa: 
www.saude.ig.com.br
www.culturaculinaria.com.br